junho 03, 2020

Evolução digital no sistema de saúde

A tecnologia transformou o modo como nos relacionamos e consumimos informações. Estudos anteriores mostravam que os brasileiros ficavam em média 3 horas e 34 minutos por dia nas redes sociais e 66% são ativos nelas. Somos sociais e sociáveis.

No segundo semestre de 2019, o Instituto Lado a Lado com a Vida, em parceria com a Saúde, realizou uma pesquisa com 2.405 homens de todas as regiões do Brasil e 56% afirmaram que se informam sobre saúde com o médico, 53% no Google, 38% em sites de notícias e 34% pelas redes sociais.

 

E este cenário mudou e evoluiu muito nos últimos meses devido a pandemia que enfrentamos, que nos forçou ao isolamento social e a consumir muito mais informações em menos tempo, mudando nossos hábitos, costumes e conceitos.

Mas como isso tem impactado no sistema de saúde do país?
A Hospitalar promoveu uma série de webinars para abordar o tema em diferentes frentes de debates.
A evolução digital em tempos de pandemia proporcionou aos médicos e pacientes um relacionamento mais prático, utilizando das teleconsultas, que já eram uma realidade mas que ganharam uma importância muito maior agora.

 

Com a evolução da telemedicina, aplicativos de monitoramento tem auxiliado equipes e especialistas permitindo acompanhamento constante antes que eles se tornem mais graves. Diversos tipos de dados podem ser transmitidos a partir de um dispositivo, mostrando como a saúde do paciente está evoluindo.
Os pacientes ainda contam com profissionais de conhecimento especializado, mas o paciente e o especialista não precisam estar no mesmo espaço ao mesmo tempo. Uma rede de atendimento conectada significa que vários especialistas podem analisar o caso simultaneamente aumentando o cuidado com o paciente.

 

Entre os diversos momentos e debates, René Parente, diretor-executivo da Accenture, ressaltou como a tecnologia e essa mudança de cenário e comportamento tem influenciado:
“Muitas barreiras no uso da comunicação digital foram quebradas rapidamente com a chegada da COVID-19. A situação como um todo tem sido um grande viabilizador de soluções digitais no sistema de saúde e em todos os outros negócios. A principal delas é o home-office, onde poucos acreditavam que fosse possível”.

 

A mudança para um mundo mais digital já se encaminhava e era cada vez mais visível em todos os segmentos. A COVID-19 e o isolamento social serviram como aceleradores neste processo que não tem mais volta. Pacientes com mais informações na palma da mão, médicos mais amparados, tudo para que o foco no bem-estar aumente. É mais barato e mais inteligente manter uma pessoa saudável do que atendê-la quando estiver doente.

maio 13, 2020

Ser fraterno

No dia 13 de maio é comemorado o Dia da Fraternidade Brasileira. Uma data que celebra um dos valores mais importantes para manter a união e a paz numa sociedade, baseado no conceito de que todos os seres humanos são iguais, e que devem ser tratados com dignidade e respeito. 

 

Na teoria, o conceito de fraternidade faz com que todos os homens, que fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e que constitui, com seus semelhantes um vínculo de igualdade, e que nada hierarquicamente os diferencia, carregue o status de irmãos, uma vez que “frater”, em latim, significa irmão. Assim, devendo possuir direitos iguais, independente da orientação sexual, etnia, religião ou classe econômica.

 

Na prática, o Brasil ainda enfrenta diferentes problemas relacionados a esta questão, e os direitos do ser humano ainda não são igualados, infelizmente. 

Em tempos de quarentena, vivendo em 2020 uma situação tão atípica, jamais considerada pelas últimas gerações, os atos fraternos têm sido evidenciados, e o isolamento social é uma das provas de união da nossa sociedade, que se une sem reunir!

(mais…)

abril 16, 2020

A solidão na “melhor” idade

Que estamos vivendo um momento único, todos sabemos! Mas que este momento de afastamento social provocado pela pandemia do Covid-19 tem afetado todas as faixas etárias e seus efeitos ainda resultarão em consequências futuras, poucos tem se importado.

 

 

A longo prazo, as consequências da solidão e do isolamento marcam negativamente as pessoas. Um questionário aplicado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostra que aqueles que se caracterizavam como solitários apresentavam sintomas de enfermidades mais severos e necessitam de cuidados intensivos no fim da vida se comparados com os demais, que não se sentiam sozinhos. A pesquisa foi publicada no “Journal of the American Geriatrics Society” em março, apresentando estes resultados. 

(mais…)

janeiro 10, 2020

É hora de planejar a saúde financeira do seu consultório

Começo de ano em consultórios médicos precisam passar por uma gestão em sua saúde financeira, afinal ao avaliar os detalhes é notável a diferença nas finanças. Mas antes, é necessário seguir um planejamento de metas para médio e longo prazo, para conseguir analisar as diferenças  durante o ano, formas de pagamento, cobranças oferecidas aos pacientes, critérios e condições dos convênios médicos e, for fim, os custos para a realização de exames.

(mais…)

dezembro 04, 2019

Desperdícios no hospital, veja como combater!

Como você administra os desperdícios no hospital? Normalmente os hospitais passam por inúmeras mudanças e qualquer ação que resulte em custos menores é favorável para as instituições. Os desperdícios no hospital precisam ser diminuídos ao máximo, quando não possível eliminá-los por completo. Uma das maiores fontes de desperdício para uma instituição de saúde, por incrível que pareça, não é de materiais, mas sim, de tempo. 

(mais…)

novembro 04, 2019

A importância de uma gestão eficiente na compra de materiais hospitalares

A compra de materiais hospitalares requer uma administração atenta às necessidades do pacientes. De modo a ofertar um tratamento de qualidade e que seja eficaz para a resolução dos problemas e propor um estoque de segurança adequada à capacidade de armazenamento e gerenciar os itens de pouca movimentação. Ter bons equipamentos é vital para qualquer organização de saúde que realize atendimentos. 

(mais…)

outubro 16, 2019

Marketing Médico: veja o poder desta ferramenta

O marketing médico significa estar presente nas redes sociais para você que é da área da saúde e começa a criar conteúdos exclusivos para o digital. Você ou sua equipe utilizam alguns pontos táticos como sua própria identidade visual, conteúdo e estilo de comunicação que permite o aumento da visibilidade do seu negócio a pacientes que estão à procura do gênero de serviço que você pode oferecer. Mas antes de implantar o marketing, é preciso estar atento a alguns pontos, por exemplo: 

(mais…)

setembro 23, 2019

Higienização: a chave para evitar infecção hospitalar

O ambiente de clínicas e hospitais está sujeito a diversas situações, uma delas é a infecção hospitalar. Esta é a segunda maior causa de contágio associada aos cuidados de saúde. Esse risco se dá pela contaminação de acessórios como uniformes, jalecos, equipamentos de proteção individual (EPIs), falta de higienização das mãos e também, muitas vezes, pela falta de uma prática que proporcione a proteção da saúde do trabalhador e do paciente.

(mais…)