outubro 22, 2018

Os riscos da automedicação, prática bastante comum no hábito dos brasileiros

É comum quando você começa a tossir ou espirrar descontroladamente, e logo em seguida alguém te dizer “eu conheço um remédio ótimo pra isso” ou “sei de uma receita infalível para acabar com essa tosse”. Receitas caseiras existem, e alimentos podem até ser anti inflamatórios naturais poderosos, mas quando a automedicação envolve remédios quimicamente modificados os efeitos podem ser reversos.

(mais…)

setembro 03, 2018

Alimentos que podem influenciar uma boa saúde respiratória

A saúde começa pela boca. Esta é uma verdade para muitos aspectos do estado de nosso corpo. Por isso a alimentação pode ser um importante fator a ser levado em consideração quando falamos de saúde respiratória. Pensando nisso, separamos alguns alimentos com propriedades que podem fazer com que seus pulmões respirem melhor.

(mais…)

agosto 22, 2018

Como voltar a uma rotina saudável após constatado a obesidade

A obesidade é uma doença que não precisa de exames clínicos para ser detectada, porém é necessário fazer acompanhamento para descobrir quais problemas de saúde foram ocasionadas por ela. Quando o peso corporal ultrapassa 15% do peso médio já é necessário começar a mudança de hábitos para uma rotina mais saudável. O IMC (Índice de Massa Corporal) ajuda a saber, exatamente, a porcentagem do seu peso de acordo com sua altura. Mas por ele, não é possível detectar a quantidade de massa magra e gordura, pois mesmo pessoas magras podem ter alto nível de colesterol.

(mais…)

agosto 09, 2018

Política Nacional para Doenças Raras

O presidente do Plenário, Eunício Oliveira, aprovou o projeto da Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde – SUS. A aprovação atenderá cerca de 13 milhões de famílias de portadores de doenças raras no Brasil que enfrentam dificuldade com diagnóstico e tratamentos precisos. Para execução do projeto será necessário uma integração do governo federal, estaduais e municipais. (mais…)

junho 07, 2018

6 fatores que podem atrapalhar a saúde da pele

Você provavelmente já sabe que o sol pode acelerar o envelhecimento da pele. Mas, além dele, há outros fatores (como a poluição e o estresse) que também podem afetar a qualidade da cútis. Por isso, é importante saber como se cuidar e se proteger para que os efeitos a longo prazo não sejam tão nocivos à saúde da pele e corpo.

(mais…)