Na área da saúde é essencial sempre se preocupar com o bem-estar das pessoas que serão atendidas. Ter um bom atendimento é a marca de um estabelecimento que é referência e possui qualidade.
Lidar com vidas é sempre delicado e durante todo o processo, da entrada até a saída, é importante que o paciente tenha uma experiência agradável. São vários aspectos que contribuem para que o paciente se sinta confortável e é importante sempre estar atento à eles.
Cada contexto exige medidas diferentes, porém há algumas coisas que todos podem fazer para aprimorar o atendimento. Confira as dicas:
1. TENHA UMA EQUIPE QUALIFICADA
Contar com um bom grupo de profissionais é de extrema importância. Todos devem estar cientes de como se portar, como se comunicar e conduzir os pacientes da melhor forma.
Sendo assim, pense no treinamento de sua equipe. É essencial que todos consigam se comunicar de forma harmônica e façam fluir os processos de maneira mais ágil.
Lembre-se: não é um gasto, é investimento.
2. TRATE O PACIENTE DE FORMA HUMANIZADA
Cada paciente é único, por isso deve ser tratado de forma diferenciada. É importante estar disposto para ouvir, fazer com que ele se sinta acolhido. O profissional da saúde deve praticar a empatia, ser sincero e positivo. Isso faz com que o cliente lembre-se de você, confie e pode inclusive auxiliar no progresso do tratamento.
3. UTILIZE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR
Todo o avanço tecnológico que possuímos hoje pode ser um forte aliado para otimizar o seu trabalho. Existem diversos softwares e sistemas que organizam todas as informações coletadas e facilitam a comunicação. Além disso, a margem de erros diminui e a produtividade cresce.
4. DEIXE SEUS PACIENTES CONFORTÁVEIS
Uma boa infraestrutura, além de causar boa impressão, faz com que seus pacientes estejam em um ambiente agradável. Deve-se pensar tanto na estética quanto na funcionalidade. Deixe seu local acessível, com poucos degraus, móveis confortáveis e lugares suficientes.
É importante também proporcionar uma boa experiência enquanto aguardam. Para tanto, ofereça água, banheiros limpos, revistas atualizadas, uma climatização agradável e se possível, libere o Wi-Fi. Dê opções de entretenimento aos seus clientes.
5. TENHA PROFISSIONALISMO
Quando as pessoas vão ao médico, geralmente estão passando por algum momento difícil. Sendo assim, é de suma importância tratar com respeito e calma todos que serão atendidos. Mostrar interesse no que dizem e tratar com tato qualquer situação é essêncial.
6. TENHA UM BOM PÓS-ATENDIMENTO
A experiência do paciente continua mesmo quando ele sai do consultório. Acompanhar seu cliente e mandar mensagens em datas especiais faz com que ele se sinta especial e lembrado. Isso aumenta a fidelidade.
7. SAIBA A OPINIÃO DOS PACIENTES COM PESQUISAS
A melhor maneira de saber se seu serviço está sendo prestado com excelência é perguntar para seus pacientes. As pesquisas ajudam a saber o que pode ser melhorado, quais são seus pontos fortes e eventuais problemas que aconteçam. Além disso, as pessoas sentem que estão sendo ouvidas e valorizadas.