Setembro amarelo: toda vida importa, inclusive a sua

Precisamos falar sobre isso. Sobre o nosso vizinho com depressão, nosso amigo com baixa auto-estima e ansiedade, nosso primo com alto índice de estresse e nós mesmos que por muitas vezes negligenciamos os nossos sentimentos e a nossa saúde mental.

Você sabia que praticamente 100% dos casos de suicídios no mundo estão ligados a doenças mentais? A verdade é que a maioria dos casos podem ser evitados com diagnósticos corretos, tratamentos psiquiátricos e informação.

Desde 2014 foi intitulado o Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio pois o suicídio é considerado um dos piores problemas de saúde pública na atualidade que causam impactos avassaladores. Entre os jovens de 15 a 29 anos os índices são expressivos – a quarta causa de morte entre essa faixa etária no Brasil. Um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades, que precisa ser trabalhado e tratado.

Se conscientizar da importância que a vida tem e ajudar na prevenção ao suicídio, ainda são dilemas e tabus sociais que precisam ser quebrados. Fato é que, quando uma pessoa decide acabar com a sua vida, na verdade ela está em busca de alívio e fim de seu sofrimento. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave e que só deixa marcas de dor e sofrimento.

Aqui separamos algumas dicas para você colaborar com esta campanha e também se cuidar ao máximo:

1º – Olhe para você e avalie como você está e se não estiver bem, peça ajuda! 
2º – Fique atento aos sinais de alertas verbais de seus amigos e familiares: “Eu quero morrer”, “a morte é a solução”, “não quero mais viver”, “estou cansado da vida”. Isso pode ser um pedido de socorro!

3º – Para ajudar, tente não fazer julgamentos, seja próximo, ofereça alternativas de tratamentos psicológicos e caso precise, quebre o sigilo da conversa e conte para alguém de sua convivência e confiança e que pode ajudar ainda mais. 

Cuidar da sua saúde mental é um ato de amor próprio e pode prevenir males maiores. Se estiver precisando conversar ligue: 188 – Centro de Valorização da Vida (CVV).

Não deixe para depois.

Toda vida importa, inclusive a sua!

(Visited 195 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *