Medindo os ambientes com ajuda da tecnologia

 

A arquitetura hospitalar possui uma série de especificidades que precisam ser cumpridas para o local estar dentro das normas e por isso, os projetos podem ser mais complicados.

Porém, hoje já existem algumas novidades tecnológicas que vieram facilitar a vida dos engenheiros e arquitetos. Tratam-se de aplicativos para medição de ambientes, que auxiliam à aferir o tamanho das paredes.

O mais preciso chama-se RoomScan, que infelizmente só está disponível para iOS por enquanto. Ele custa em torno de US$ 5,00 e seu uso é realmente impressionante. A única coisa que o usuário necessita fazer é encostar seu aparelho em cada parede do ambiente e o aplicativo faz todo o trabalho.

Usando sensores internos do iPhone, ele reconhece as superfícies verticais planas e mede as distâncias de forma incrivelmente precisa, sem fornecer os milímetros entretanto. Quando chegar até uma porta, basta tocar o telefone na moldura da porta e continuar.

Se combinado com uma trena a laser, o resultado é ainda mais preciso. Você pode então exportar o desenho como um PDF ou DXF para AutoCAD ou SketchUp, mais um facilitador.

Já para Android existem aplicativos semelhantes, como MagicPlan Floor, Floor Plan Creator, Stanley Floor Plan e Bosch Floor Plan. Cada um apresenta um meio diferente para aferir as medidas, nenhum deles, entretanto, possui a mesma precisão do RoomScan.

Além de realizar a medição, os aplicativos dão a possibilidade de conectar os ambientes e inserir elementos como portas, janelas, mobiliários, entre outros. É incrível o que a tecnologia pode proporcionar; cada vez mais auxilia os profissionais a cumprirem seu trabalho de forma mais rápida, simples e com qualidade.

(Visited 120 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *