O que é longevidade e expectativa de vida?

Vários fatores influenciam na expectativa de vida da população, um dos motivos está ligado diretamente à condição de vida dessas pessoas, como serviços de saneamento básico, alimentação, poluição do ar e serviços de saúde.

A expectativa de vida consiste na estimativa em números de anos que esse indivíduo pode viver, já a longevidade é o prolongamento da vida, ou seja, quando a idade é alcançada acima da média. A pessoa mais longeva do mundo foi a francesa Jeanne Calment (1985-1997) que viveu 122 anos e 164 dias. Incrível, não é mesmo?

Atualmente no Brasil, a expectativa de vida da população é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem em média 76 anos e os homens, 69 anos. Os dados mostram que as mulheres vivem mais que os homens, e esta diferença para o IBGE pode ser explicado pelo grande número de acidentes no trânsito, homicídio e suicídios, que em sua maioria são protagonizados pelo sexo masculino.

O aumento da longevidade de vida também pode ser considerado pela taxa de mortalidade infantil que vem diminuindo, que de acordo com a ONU era alta antes do primeiro ano de idade das crianças. A esperança de vida mundial é 81 anos, e a previsão é de que em 2100 haja um aumento de 16 anos nesta expectativa global.

Em virtude dos fatos mencionados, a expectativa de vida teve um progresso nos dados brasileiros, já os dados mundiais são bastante diferentes por conta de vários fatores, inclusive econômicos. O problema também é de questão pública e merece atenção dos governantes, partindo de políticas de saneamento básico e reeducação alimentar, que estão intrinsecamente conectadas com a questão.

(Visited 4.184 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *