dezembro 04, 2019

Desperdícios no hospital, veja como combater!

Como você administra os desperdícios no hospital? Normalmente os hospitais passam por inúmeras mudanças e qualquer ação que resulte em custos menores é favorável para as instituições. Os desperdícios no hospital precisam ser diminuídos ao máximo, quando não possível eliminá-los por completo. Uma das maiores fontes de desperdício para uma instituição de saúde, por incrível que pareça, não é de materiais, mas sim, de tempo. 

Mas isso não significa que os colaboradores tenham que executar seus trabalhos mais rapidamente, mas sim de forma mais eficiente. A gestão e a parte administrativa precisam fazer uma identificação dos problemas que vai de materiais, tempo e desperdício de leitos. Que assim chegam no objetivo de melhorar a logística do ambiente, restringir funcionários a um único setor, rever a arquitetura do local e articular a equipe. É preciso combater desperdícios no hospital em todas as áreas, desde as mais simples até os mais complexos. 

Para se fazer isso, é necessário o envolvimento de todas as áreas, afinal, por mais que o gestor tenha uma visão ampla, só o pessoal diretamente envolvido em cada função irá entregar informações realmente úteis para que melhorias sejam realizadas. Cada organização pode encontrar uma forma própria de aprimorar este quesito, mas aqui vai algumas dicas para diminuir esses desperdícios, como: Conhecer a estrutura física e a dinâmica do trabalho; Planejar com trabalho de metas e plano de ação; Executar tanto o lado administrativo como do corpo clínico, e por fim; Avaliar tudo que foi colocado em prática e ver os resultados obtidos. 

Lembrando que não é preciso diminuir a qualidade dos serviços prestados para se ganhar tempo, nem usar materiais de qualidade inferior: é justamente o contrário! A partir do momento que diminui o desperdício é possível melhorar a qualidade. Com isso, fique atento aos materiais usados e administre o tempo para utilizar as ferramentas favoráveis para seu local de trabalho, ter uma mentalidade mais moderna e dinâmica, não apenas da gestão, mas de todos no ambiente hospitalar.

E para que tudo saia conforme o esperado, aposte em empresas de confiança e que ofereçam exatamente o que você está precisando! A Medi Saúde é totalmente preparada para o seu ambiente de trabalho, não deixe de acompanhar nosso blog para receber um conteúdo sempre novo e prático! 

 

facebook linkedin