Benefícios da Arquitetura Hospitalar

As pesquisas científicas sempre estão avançando na área da saúde, buscando cura para doenças, soluções melhores e mais efetivas. O que muitos não sabem é que, os ramos da engenharia e arquitetura estão diretamente ligados ao tratamento de doenças e têm se mostrado cada vez mais essenciais nesse processo. Já tratamos aqui dos Desafios da Engenharia Hospitalar , mas hoje vamos entender como a arquitetura pode influenciar.

Antes, os ambientes hospitalares eram todos caracterizados pela sensação de “frio”, especialmente para passar a sensação de higiene e tecnologia. Esse aspecto começou a ser amplamente criticado por passar uma ideia de impessoalidade e distância, nada confortável e acolhedor para os pacientes. Por sorte, a arquitetura pós-moderna veio com uma outra visão ao buscar criar cenários aconchegantes tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde.

Assim, a Arquitetura Hospitalar é essencial para criar a atmosfera ideal em sua clínica ou hospital. Há medidas simples que a princípio não possuem relação nenhuma com o tratamento, mas podem ajudar muito.

Contrate os profissionais certos

Um bom projeto exige profissionais da Engenharia e Arquitetura muito bem qualificados. Hoje, já existem diversas tecnologias que auxiliam estes profissionais. Além de toda a questão estética, é preciso respeitar as normas vigentes para esse tipo de estabelecimento. Deve-se atentar para obedecer às normas sanitárias e possuir um projeto estrutural muito bem elaborado para não causar problemas no futuro. Ademais, sempre é bom pensar na redução do impacto dos custos e do edifício para o meio ambiente e para a sociedade no futuro.

Busque a iluminação  e decoração adequada

A iluminação e cores de um ambiente possuem influência direta no humor das pessoas. Elas podem mudar o equilíbrio fisiológico e psicológico, por isso é tão importante saber como cada lugar deve estar ambientado. Cores mais alegres e luzes com um tom mais quente promovem sensação de bem-estar e por isso melhoram o processo de cura. Objetos de decoração como quadros, luminárias e os móveis também ajudam a tirar a sensação de impessoalidade.

Temperatura ambiente ideal

Nada da frieza que logo se pensa ao imaginar um hospital. Procure instalar um sistema que controle bem a temperatura de cada ambiente, procurando sempre oferecer uma temperatura agradável. Há também como implementar um projeto que leve em consideração os estudos bioclimáticos, com técnicas de ventilação e iluminação naturais. Isso faz com que os ambientes se tornem naturalmente mais frescos e por consequência, há menos gastos com ar-condicionado. O paisagismo, espelhos d’água, ventilação natural, telhado verde são exemplos de técnicas a serem utilizadas.

Pense nas condições ergonômicas de todos

Se um ambiente é ergonomicamente mal projetado, ele gera desconforto e má disposição às pessoas que transitam nele. É importante entender as verdadeiras necessidades dos funcionários e colaboradores, suas limitações e fragilidades na hora de desenvolver sua estação de trabalho. Isso melhora o desempenho dos mesmos e por consequência, os serviços prestados aos pacientes.

Seja sustentável de verdade

Mesmo que seu estabelecimento de saúde seja pequeno, é possível adotar algumas páginas para preservação do meio ambiente e criar uma estratégia adequada. Ações sustentáveis podem ser pequenas e ainda assim surtir um grande efeito. Além disso, segundo a Anvisa, todos os hospitais devem ter um planejamento adequado para o descarte do lixo hospitalar. Mas você pode fazer mais e implementar torneiras automáticas e vasos sanitários com sistema de caixa acoplada, captação da água da chuva entre outros recursos.

Ambiente acolhedor e com acessibilidade para todos

Por um hospital e clínica passam pessoas de todos os jeitos, com necessidades específicas. Não há nada pior que ir até um ambiente que deveria zelar por sua saúde e sentir que suas especificidades não estão sendo levadas em consideração. Seja para idosos, jovens, adultos ou crianças, o lugar deve ser agradável e confortável. Também é importante pensar em pessoas com necessidades especiais, que usam cadeiras de rodas ou muletas, cegos e surdos. O ambiente deve se adequar a todos.

Essas dicas vão ajudar a você a desenvolver um negócio realmente sustentável e adequado para seus colaboradores e pacientes. Um bom projeto arquitetônico significa um bom local para se tratar.

(Visited 367 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *