6 fatores que podem atrapalhar a saúde da pele

Você provavelmente já sabe que o sol pode acelerar o envelhecimento da pele. Mas, além dele, há outros fatores (como a poluição e o estresse) que também podem afetar a qualidade da cútis. Por isso, é importante saber como se cuidar e se proteger para que os efeitos a longo prazo não sejam tão nocivos à saúde da pele e corpo.

Felizmente, hoje é possível encontrar um grande número de produtos e recursos que podem ajudar na longevidade da pele. No entanto, é necessário entender primeiro quais são os fatores que andam te atrapalhando. Confira alguns dos inimigos que você precisa se atentar:

1. Sol

Os raios solares fazem bem para a saúde, mas não devemos abusar! Quando em excesso, eles podem danificar as fibras de colágeno, destruir as paredes de vasos e até mesmo alterar a pigmentação da pele. Por isso, conte sempre com o filtro solar e prefira tomar sol nas horas apropriadas (antes das 10h e depois das 16h).

2. Poluição

Além do suor e de produtos que podem deixar a pele bloqueada, a poluição é mais um problema que pode lesar as células da pele. Portanto, sempre limpe bem e use produtos antioxidantes para evitar a influência da poluição na cútis. Também vale a pena investir em resveratrol e vitaminas C e E.

3. Açúcar

Fora todos os efeitos negativos que o excesso de açúcar pode trazer ao corpo, ele também interfere na renovação celular e na produção de colágeno na pele. Ou seja, uma dieta equilibrada pode (e deve) fazer parte do passo a passo para uma pele mais cuidada.

4. Cigarro

Que o cigarro faz mal todo mundo sabe. Mas vale apontar que, além de todos os problemas desencadeados pelo vício, um dos mais graves é o dano causado ao DNA das células e a influência negativa na produção natural de colágeno. Isso sem falar que o ‘biquinho’ feito para fumar causa linhas ao redor da boca.

5. Insônia

A falta de sono, além do mau humor, pode desregular hormônios fundamentais na recuperação da pele. Mais um motivo para você fazer as pazes com a cama e dar um jeito de dormir melhor!

6. Estresse

O estresse pode aumentar a produção dos radicais livres, o que acaba afetando o fornecimento de colágeno no corpo. Por isso, não abra mão dos cremes antioxidantes e, quem sabe, uma boa meditação!

(Visited 1.122 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *