Dia do enfermeiro: honrando aqueles que cuidam dos que amamos

No dia 12 de maio comemoramos o Dia do Enfermeiro, uma homenagem a esses profissionais dedicados que desempenham um papel fundamental na saúde pública e privada do nosso país.

Uma das áreas mais importantes da saúde, a enfermagem é responsável por garantir todos os cuidados com os pacientes em dia, dando apoio aos médicos e zelando por cada enfermo desde o momento da internação até o momento da alta.

Neste dia é importante reconhecer e valorizar a dedicação desses profissionais, que enfrentam diariamente desafios e obstáculos para garantir a saúde e o bem-estar de todos aqueles que necessitam de cuidados e assistência médica. Agradecemos cada um por sua entrega e comprometimento com o trabalho, um verdadeiro compromisso com a vida do próximo. 

Sobre a área:
A enfermagem é uma profissão em constante crescimento no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 2020 havia mais de 2,2 milhões de profissionais de enfermagem atuando no país, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros. E a demanda por esses profissionais tem aumentado, principalmente por causa da pandemia da COVID-19 que enfrentamos nos últimos anos, a qual ressaltou ainda mais a importância deste profissional na linha de frente ao combate à doença e cuidados gerais dentro da instituição com todos os pacientes.

Os enfermeiros são responsáveis por realizar procedimentos médicos, administrar medicamentos, cuidar de feridas e incisões, acompanhar o progresso do paciente, fornecer informações e orientações, além de oferecer suporte emocional e psicológico. Eles são os profissionais mais próximos dos pacientes, proporcionando conforto e segurança em momentos de fragilidade.

No entanto, apesar de sua importância, muitos enfermeiros ainda enfrentam diversos desafios no Brasil, incluindo baixos salários e condições de trabalho inadequadas. Mesmo assim, esses profissionais não medem esforços para cumprir sua missão de cuidar e salvar vidas.

(Visited 45 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *