Como deixar o atendimento hospitalar mais humano?

Em um hospital ou consultório, detalhes podem fazer toda a diferença, tanto para pacientes como para familiares. Cada ambiente deve ser pensando para atender de forma intimista mas não menos profissional, sem resumi-lo apenas ao diagnóstico e ao tratamento, mas visando o bem-estar de quem está passando por um momento delicado. Algumas práticas podem transformar a experiência de pacientes e visitantes, desde o primeiro momento até a saída. Confira algumas dicas:

Treinamento e Humanização

Colaboradores cientes de que estão num ambiente especial, com pessoas em situações variadas e vulneráveis, tendem a ter uma melhor relação com quem atendem. Isso porque deve-se investir em treinamentos e capacitação de forma a mantê-los atualizados sobre todos os procedimentos, desde a abordagem até a medicação, sempre de forma empática. Ouvir os relatos com atenção e cuidado é o primeiro passo, sanar dúvidas e mostrar-se proativo e presente garante fidelidade e respeito recíproco, numa relação muito mais positiva e profissional.

Tecnologia e Comodidade

Um ponto a se destacar é a melhora nos processos pré e pós atendimento, desde a recepção até o consultório. Costuma-se ouvir reclamações a respeito da demora e a falta de comunicação entre as áreas de um hospital. Por isso, invista em tecnologia de modo a tornar mais práticas as etapas a que o paciente está sujeito, contribuindo também para a produtividade da equipe, com prontuários eletrônicos e armazenagem online de documentos.

Vale citar que o ambiente deve ser confortável para os visitantes: uma sala de espera aconchegante, com revistas, TV e sinal de internet aberto torna a espera um pouco menos tediosa. Além disso, o hospital ou consultório deve estar preparado para acatar todos os tipos de necessidades, portanto, áreas comuns necessitam das adaptações necessárias, corredores amplos e mobília organizada.

Pós-atendimento

Envolver-se com o paciente após sua saída do hospital e do consultório é essencial para fortalecer os passos anteriores. Por SMS ou WhatsApp, avisar a respeito de resultados de exames, confirmação de horários de consulta e até mesmo lembretes de check ups anuais são informações úteis com as quais o cliente não sentirá que sua privacidade foi invadida. Parabenizar os aniversariantes e desejo de boas festas também também são métodos eficazes.

Saiba no que melhorar

Saber ouvir críticas e aplicá-las a fim de aprimorar o atendimento e serviços oferecidos pelo hospital e consultório faz parte de uma visão estrategista modesta e surpreendentemente proveitosa. Nada melhor do que ouvir de quem usufrui de suas atividades a quantas anda o bom funcionamento e o que deve ser melhorado. Portanto, pesquisas de opinião, realizadas da maneira correta, podem levantar dados preciosos, os quais devem ser usados com sagacidade.

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