Diabetes: o cuidado diário é o seu melhor aliado

Atualmente o Brasil está entre os 5 primeiros países com maior número de diabéticos do mundo. Um ranking negativo e que representa mais de 16 milhões de brasileiros com a doença.

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina, hormônio responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Dividida em dois tipos – Tipo 1 e Tipo 2, sua principal característica é a alta taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes mellitus. As pessoas diagnosticadas com a doença necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Esse tipo de diabetes, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Já o diabetes tipo 2, que representa mais de 90% dos casos, acomete pessoas principalmente a partir dos 40 anos e tem relação significativa com genética, envelhecimento, excesso de peso e sedentarismo.

Os primeiros sintomas a serem notados são: muita sede e vontade excessiva de urinar, fome aliada ao cansaço e visão turva.

A base para conviver com a diabetes e possuir qualidade de vida é a alimentação, que deve ser adequada e saudável, atividade física e quando necessário, a partir de orientações médicas, a medicação. 

(Visited 126 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *