Para onde vai a gordura perdida no exercício

É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos ajuda na perda de peso e no fortalecimento dos músculos. No entanto, uma dúvida que consome até especialistas da área é: para onde vai a gordura que foi queimada? Muita gente diz que vira energia, se transforma em músculo ou até mesmo vira dióxido de carbono, mas hoje vamos te explicar exatamente o que acontece.

Durante anos, foi explicado que a gordura era convertida em energia. No entanto, um novo estudo realizado pela University of New South Wales, na Austrália, levantou que o processo da queima de gordura é bem mais complexo do que isso. A pesquisa afirma que a maior parte da gordura é colocada pra fora do corpo na forma de dióxido de carbono (CO2), durante a respiração!

O pesquisador Ruben Meerman explica que na falta da glicose, a gordura em excesso se torna uma fonte de energia para o organismo. Sendo assim, ela se divide em moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono. Nesse caso, quando é queimado, o oxigênio se transforma em energia e libera dióxido de carbono e água. Só aí o CO2 é eliminado pelos pulmões, enquanto que a água é liberada pela urina, fezes, suor, respiração e outros fluidos corporais.

Meerman apontou que a cada 10kg de gordura perdidos, 8,4kg de dióxido de carbono são exalados pelos pulmões. E afirma que: “Nada disso é óbvio para as pessoas porque o dióxido de carbono que exalamos é invisível. Os equívocos que encontramos revelam uma surpreendente falta de conhecimento a respeito de aspectos básicos do funcionamento do corpo humano”. O pesquisador diz, ainda, que a crise de obesidade no mundo é um alerta para o incentivo do conhecimento básico sobre o corpo humano, como por exemplo, saber para onde vai a gordura quando ela é queimada.

É importante deixar claro, no entanto, que o simples ato de respirar não causa a perda de peso. Inclusive, forçar a respiração a uma frequência mais rápida pode trazer problemas como hiperventilação, tonteira, palpitações e até mesmo perda de consciência. Por hora, a melhor maneira de queimar gordura continua sendo a boa e velha união entre exercícios físicos e alimentação saudável.

(Visited 673 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *