Soneca na terceira idade

Sabe aquela vontade de tirar um cochilo depois do almoço apenas para descansar um pouquinho? Segundo pesquisadores chineses, esse “soninho” da tarde melhora o desempenho cognitivo, a fluência verbal e até a memória de pessoas idosas.

Então, se você antes pensava que dormir um pouquinho a tarde era coisa de gente preguiçosa, estava enganado! Tirar uma soneca à tarde traz muitos benefícios para a saúde física e mental, especialmente para quem já chegou à terceira idade.

 

 

O resultado de uma pesquisa foi publicado no periódico General Psychiatry, do BMJ (British Medical Journal), em 25 de janeiro de 2021, segundo o UOL.

Como o estudo foi feito?

– Foram analisados 2.214 chineses com 60 anos ou mais;

– Eles responderam sobre hábitos de cochilar e, em seguida, uma série de testes foi feita para medir diferentes tipos de capacidade cognitiva, desde resolver problemas até manter o foco em uma atividade;

– Na amostra, 1.534 pessoas relataram tirar cochilos ocasionais à tarde, frente a 680 que não dormiam de dia;

– Em média, os cochilos duravam mais de cinco minutos e menos de duas horas; 


E quais foram as conclusões?

A duração e a frequência dos cochilos variaram entre os participantes, porém a análise encontrou pontuações de desempenho cognitivo “significativamente mais altas” em pessoas que costumavam dormir um pouco à tarde em relação aos que não cochilavam. 


Além disso, muitos outros estudos mostram que este descanso após a principal refeição do dia – almoço, provoca benefícios gerais para todo o organismo:

 

  • diminui o risco de doenças cardiovasculares como infarto ou AVC
  • melhora o humor
  • combate o estresse
  • e ajuda a manter a pressão arterial em níveis ideais

 

Embora o cochilo seja realmente mais comum à medida que as pessoas envelhecem, os cientistas ainda não têm certeza se esse hábito diurno pode ajudar a prevenir a demência, mas já sabemos que há inúmeros benefícios para o bom funcionamento do cérebro, ativando a criatividade, a concentração, o aprendizado e a produtividade.


Mas cuidado, esta soneca para ser benéfica a saúde deve durar cerca de 30 a 90 minutos. Dormir mais que isso durante o dia pode prejudicar a qualidade do sono noturno.

(Visited 2 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *