Tratamento especial na terceira idade

A longevidade da população tem aumentado cada vez mais com o passar dos anos. Com isso, o crescimento do número de pessoas na terceira idade no Brasil tem trazido novas oportunidades no que se diz respeito ao tratamento, prevenção e recursos terapêuticos para a melhoria da qualidade de vida tanto dos pacientes quanto dos familiares.

Em um mundo que a rotina se mostra agitada e dinâmica, muitos se veem com o dilema de não conseguir dar a devida atenção aos mais velhos – que precisam de tempo, energia e conhecimento para gerir suas necessidades

Então, para suprir a demanda de pessoas com necessidades de cuidados especiais, mais uma profissão passou a ter espaço e visibilidade: o cuidador de idosos. Esse profissional atende todas as necessidades do paciente, desde higiene e alimentação até a manipulação de remédios, atenção e companhia. Assim, além dos afazeres físicos, o cuidador também é uma forma de alegrar e manter seus pacientes sempre com uma companhia.

Como escolher a pessoa certa?

Para evitar possíveis transtornos, é importante que o profissional escolhido tenha referências de conhecidos e cursos especializantes. Em geral, além da competência técnica, o trabalho exige paciência, agilidade e destreza. Por se tratar de idosos, muitas vezes a capacidade de manter um bom relacionamento e envolvimento emocional acabam por ser tão importantes quanto as habilidades físicas.

É importante lembrar que, conforme a necessidade do paciente, muitos cuidadores podem ter cargas horárias mais extensas – sendo também interessante pensar sobre a possibilidade de troca de turnos entre dois ou mais profissionais. Dessa forma, o trabalho fica equilibrado entre todos e a atenção ao paciente não sofrerá consequências.

Apesar da área não exigir uma especialização específica, é importante contar com pessoas que tenham conhecimento sobre o manuseio de remédios, higienização e até mesmo tratamento. Afinal, a saúde física e mental dos idosos estarão na mão dessas pessoas. Por isso, o ideal é que o idoso e o cuidador se identifiquem e tenham simpatia um pelo outro – já que eles vão passar grande parte do dia em companhia um do outro.

Também vale lembrar que assim como qualquer profissional, o cuidador também precisa de materiais e equipamentos para que seu trabalho seja efetuado da maneira mais íntegra e eficiente possível. Sendo assim, conte com a Medi Saúde para preparar sua casa com todo mobiliário necessário para deixar seu familiar o mais confortável e bem equipado. Aqui você encontra produtos com a durabilidade que você precisa e a qualidade que seu familiar merece!

(Visited 180 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *