dezembro 04, 2018

É preciso reduzir a quantidade de açúcares ingeridos diariamente

Não é segredo que o consumo em excesso de açúcares e alimentos adocicados industrialmente podem causar sérias complicações para nosso organismo. É preciso saber qual o equilíbrio entre o que seu corpo precisa diariamente e quanto consumimos. O brasileiro consome em média 80 gramas de açúcar diariamente, o dobro do que se recomenda por dia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

E o Ministério da Saúde entendeu essa situação de risco. Em um novo acordo firmado recentemente entre ministério, associações brasileiras (Anvisa) e indústria, ficou definido por meio de documento a redução de até 144 mil toneladas de açúcares nos alimentos fabricados em larga escala, entre eles refrigerantes, bolos e achocolatados.

Este acordo tem como objetivo contribuir em longo prazo no combate a enfermidades causadas pelo consumo exacerbado de açúcar, como obesidade e diabetes. Em pesquisa recente, sabe-se que 22% da população sofre de obesidade, enquanto a diabetes atinge 8,9% dos brasileiros segundo dados do Governo do Brasil. Como sabemos, a obesidade não é um doença necessariamente detectável, mas ela precisa ser acompanhada por um profissional.

A medida é pontual para um problema que é questão de saúde pública. É necessário junto a isso políticas de conscientização e informação sobre os males do consumo de doces e derivados, e, consequentemente, um pensamento de alimentação saudável por meio de uma dieta equilibrada, consumo consciente sobre o que se está ingerindo e a prática de atividades físicas diárias.

facebook linkedin