Janeiro Branco: atitudes positivas para iniciar 2023 com a saúde mental em dia

Em janeiro iniciamos um novo ano, um novo ciclo, que logo vem cheio de novos objetivos, um mês carregado de esperança, reflexão e novos planos para a jornada que está começando. Por isso, em janeiro destacamos a campanha de conscientização de saúde mental – um tema importante para ser lembrado.

A saúde mental e emocional é tão importante quanto a saúde física e deve estar presente no planejamento de vida de todos nós. Lidar com as dificuldades emocionais é sem dúvida um desafio que precisa ser trabalhado constantemente e por isso separamos algumas atitudes que podem auxiliar você neste processo, para que 2023 seja um ano de conquistas e acima de tudo, muita saúde!

1 – Reveja suas atitudes do ano anterior

Avalie o que passou! Observe o que te impediu de conquistar ou viver aquilo que desejava e principalmente identifique os momentos que foram gatilhos e que abalaram a sua saúde mental, isso ajudará você a ter mais clareza e melhorar seus resultados, evitando repetir o que não deu certo.

2 – Invista no autocuidado

Coloque-se como prioridade e cuide de si mesmo. Lembre-se: isso não é egoísmo, ok?

Você só conseguirá cuidar das outras pessoas, ou trabalhar muito, se estiver bem. Assim, busque se conhecer mais, trabalhe suas fraquezas e supere dia após dia as suas limitações, com calma. Cuidar dos seus pensamentos, desenvolver o amor próprio, se acolher mais, se julgar e se comparar menos são as melhores atitudes que você poderá ter por você mesmo. 

3 – Bons hábitos

Realizar atividades físicas semanalmente, beber água com frequência e manter uma rotina saudável de sono, são hábitos que contribuem diretamente para a qualidade da sua saúde mental. Os exercícios físicos protegem a nossa saúde, aumentam a sensação de bem-estar e contribuem para a nossa autoestima, além de te deixar mais disposto.

Além disso, a falta de hidratação pode desencadear diversos problemas, como: desidratação, insuficiência dos rins, mau humor, falta de absorção dos nutrientes, problemas no intestino e envelhecimento precoce da pele. Portanto, invista no hábito de beber a quantidade diária ideal de água. 

O seu sono também tem um papel valioso na sua vida. Ele impacta na qualidade do seu dia, na sua concentração, na aprendizagem e na saúde de modo geral. Por conta disso, estabelecer uma rotina de sono equilibrada e saudável é um dos bons hábitos para iniciar em 2023. Tente descansar e dormir bem!

Não deixe que a sua mente atrapalhe seus sonhos. Compartilhar é a melhor forma de pedir ajuda. Se a ansiedade, depressão, estresse excessivo, angústia, solidão, medo, pânico ou crises de choro se fizerem presentes e constantes em sua vida, dê atenção aos sinais e procure ajuda.

Está passando por um momento difícil e não tem com quem conversar? Procure ajuda profissional ou ligue 188 – CVV (centro de valorização a vida).

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