Como está sua postura no ambiente de trabalho?

A ergonomia está presente na vida de muitos colaboradores buscando oferecer bem-estar na jornada de trabalho, que por diversas vezes é considerada excessiva. Surge justamente quando o profissional precisa se adequar e adaptar o ambiente de trabalho para não afetar sua produtividade e qualidade de vida.  

A falta de conforto, se elevada a condições extremas pode interferir na saúde do trabalhador seja psicologicamente e/ou fisicamente, por isso deve-se estar atento aos diversos impasses causadores de mal-estar no ambiente de trabalho. Dentre os principais podemos destacar: a realização de atividades repetitivas, postura e iluminação inadequada, ritmo excessivo de trabalho, monotonia das atividades e manuseio de cargas pesadas. 

É preciso estar atento quando a jornada de trabalho exige ficar sentado ou em pé por muito tempo, no caso de secretárias em clínicas, por exemplo, ou até médicos que executam longas cirurgias em pé. 

Para aqueles que trabalham sentados é fundamental observar como está a sua postura e a cadeira precisa oferecer total sustentação à coluna. Além disso, realizar pequenas pausas para caminhar e se alongar podem evitar vários problemas futuros de saúde. Já aqueles que trabalham em pé, devem ter a mesma atenção a postura. O ambiente de trabalho precisa estar adequado tanto às suas necessidades quanto a altura e alcance dos materiais, buscando desta forma evitar esforços excessivos que podem gerar maior desgaste ao corpo.

Deste modo, fazer uma análise ergonômica no trabalho periodicamente pode auxiliar e melhorar as condições do ambiente. Como dito anteriormente, uma forma de lidar com isso é estabelecer pausas frequentes, ter intervalos e buscar a rotatividade dos colaboradores. 

Outra solução muito utilizada é a ginástica laboral, que é conduzida por profissionais de educação física ou fisioterapeutas. Essa função promove a prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho visando diminuir a tensão muscular e faz com que o colaborador tenha uma melhor produtividade por meio do bem-estar.

Visto isso, após analisarmos a importância da ergonomia nos mobiliários de uso cotidiano em clínicas e hospitais, nós da Medi Saúde  seguimos um rigoroso processo durante a produção e desenvolvimento de nossos produtos para entregar conforto e qualidade aos pacientes. Dentre nossos produtos personalizáveis de acordo com a necessidade de cada paciente estão: camas, poltronas, macas, sofás, cadeiras e demais mobiliários médico-hospitalares. Buscamos sempre oferecer os melhores e mais seguros mobiliários hospitalares para maior conforto do paciente e profissionais da área, entendendo a importância de um ambiente de trabalho que ofereça bem-estar e atendimento de qualidade a todos.

(Visited 313 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *