Doenças de pele comuns no período de inverno e dicas de cuidados essenciais para evitá-las

Característico pelo clima seco devido a baixa umidade do ar, o inverno é uma estação que exige atenção especial com a pele. Além da rotina normal de cuidados, é importante lembrar de sempre manter-se hidratado para evitar rachaduras e até mesmo doenças causadas pelo ressecamento da pele. Confira as mais comuns:

Dermatite:

Agrava a desidratação da pele, podendo provocar coceiras, descamação e lesões com crostas e secreções deixando a superfície grossa, áspera e escurecida.

Psoríase:

Doença inflamatória não contagiosa que atinge pele, unhas e couro cabeludo. Pode ser ocasionada, também, por fatores emocionais.

Ictiose vulgar:

Pode aparecer no primeiro ano de vida causando ressecamento da pele.

Segundo Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.”

Para prevenir essas doenças, trazemos algumas dicas de como cuidar da pele:

  1. Beber no mínimo dois litros de água por dia.
  2. Evitar banhos quentes e se ensaboar com buchas, já que elas contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (proteção natural da pele). Não agredir a pele esfregando a toalha após o banho.
  3. Cuidar da pele com procedimentos dermatológicos: hidratando de acordo com o tipo de pele após o  banho. Lembrando que pele oleosa não significa ser hidratada, é só utilizar produtos de acordo com o tipo.
  4. Os lábios costumam rachar, então, é só prevenir com cacau.
  5. Usar filtro solar ininterruptamente.
  6. Alimentação leve, pois o cuidado, também, vem de dentro pra fora.

Também é válido apontar que é importante consultar um especialista para diagnóstico e indicação precisa para cada tipo de pele.

(Visited 69 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *