Envelhecendo com saúde

A cada ano a expectativa de vida aumenta ao redor do mundo. Com o avanço da medicina e da tecnologia, ficou mais fácil fazer da velhice uma época boa e confortável. No entanto, é importante lembrar que vale se preparar para essa fase ao longo da juventude, já que com hábitos saudáveis e preparo físico e emocional, a chegada na terceira idade pode se tornar a melhor! Confira algumas dicas para começar a cuidar do corpo e da mente desde já:

Exercícios físicos

As atividades físicas são essenciais em qualquer idade. Elas mantêm o organismo ativo, ajudam a prevenir doenças, fortalecem os músculos, além de liberar endorfina – que deixa qualquer um animado! Quando iniciadas desde cedo, acabam fazendo parte da rotina e, por isso, não se tornam um inconveniente quando a velhice chegar. E muito se engana quem pensa que para ser saudável é necessário uma série de exercícios pesada! Com uma caminhada leve de 30 minutos por dia você já ajuda o próprio corpo a se manter saudável. Sem desculpas, hein?

Atividades intelectuais

Grande parte das pessoas teme ter problemas de memória na terceira idade. Infelizmente, algumas doenças relacionadas à isso não têm cura, mas já foi provado como a atividade intelectual atrasa e/ou até mesmo evita que essas situações aconteçam. Por isso, aposte sempre em uma ”fisioterapia mental”. A dica aqui é ler livros, conversar com amigos, manter viva as lembranças boas, e fazer exercícios de raciocínio como caça palavras ou sudoku. O importante é manter o cérebro exercitado e a memória afiada!

Check up

É fato que doenças crônicas atingem mais as pessoas idosas. O melhor nesses casos, é fazer um acompanhamento prévio e fazer exames de rotina sempre que possível. Esse controle periódico serve para diagnósticos precoces e controle de doenças crônicas. Dessa forma, as doenças são ”encontradas” mais cedo, e o tratamento pode começar o quanto antes – evitando o avanço desenfreado e desacompanhado dos sintomas. Quando não tratadas, as doenças podem trazer sequelas que, de fato, são o verdadeiro problema. Por isso, lembre-se de visitar regularmente o seu médico!

Saúde emocional

De nada adianta um corpo saudável sem uma cabeça boa e feliz. Os sentimentos também fazem toda a diferença, por isso é importante manter relações com familiares, amigos e, claro, conhecer novas pessoas. Um dos problemas mais comuns entre os idosos é a depressão, por isso faça questão de se inscrever em cursos, manter a leitura em dia e sempre colocar a cabeça para funcionar. Manter o bom humor é a chave para sentir-se parte ativa do mundo e da vida das pessoas ao seu redor.

E lembre-se sempre: envelhecer faz parte da vida, por isso vamos seguir esse caminho com saúde, alegria e muita vontade de viver!

(Visited 55 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *