Tecnologia e saúde a serviço da vida

Cada vez mais, a tecnologia e a saúde se unem para otimizar os tratamentos e melhorar as condições tanto de trabalho como de bem-estar aos pacientes. Estes avanços não se limitam a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas incluem também alternativas que humanizam os tratamentos.

Diagnósticos

A medicina diagnóstica evoluiu imensamente com os avanços da tecnologia e suas novas descobertas, favorecendo tantos os pacientes quanto os médicos, otimizando procedimentos e resultados.

Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, quase anulando as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão nas escolhas dos tratamentos adequados para determinada patologia.

Há novas formas de execução de exames que são essenciais para a prevenir doenças e diagnosticar agravamento de problemas. Atualmente é possível identificar tumores com pouquíssimos milímetros em fase inicial, facilitando o tratamento e aumentando significativamente as chances de cura.

A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são também bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.

O Mapeamento genético, como o próprio nome diz, é um mapeamento do DNA que possibilita a identificação de alterações no gene. Esta tecnologia permite indicar tumores e doenças hereditárias, por exemplo. É como se este procedimento pudesse prever o futuro e tomar medidas preventivas antes que a doença se instale.

Esse fator é imprescindível para escolher a melhor forma de tratamento a ser seguida, pois facilita e torna mais segura a tomada de decisões de especialistas antes mesmo do surgimento das patologias.

Mobile

Os pacientes também são beneficiados com a disseminação das tecnologias. Desta forma, eles têm acesso a novos dispositivos, plataformas e meios de cuidar de sua saúde.

Os wearable, dispositivos vestíveis que podem ser utilizados para medir a qualidade do sono, quantidade de calorias gastas, números de passos dado por dia e frequência cardíaca, são um ótimo exemplo disso. Os pacientes podem compartilhar todos os dados capturados com seu médico e verificar o andamento de um tratamento.

A utilização de tecnologia mobile também é muito importante para a vida das pessoas. Novos smartphones e aplicativos são desenvolvidos para a área da saúde. Juntamente com a internet, são ferramentas que garantem uma maior segurança nos pacientes devido a maior informação.

Gestão e eficiência

As tarefas administrativas dentro das clínicas e consultórios se tornaram mais organizadas com os avanços da tecnologia aliada à saúde, oferecendo mais tranquilidade e transparência aos profissionais. Por exemplo, os sistemas de organização, agendamento de consultas, os prontuários eletrônicos e até mesmo a gestão financeira da clínica são otimizados.

 

(Visited 235 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *