O sono é importante para o intelecto

O sono é fundamental para o ser humano conseguir fazer absolutamente qualquer coisa. Além de descansar o corpo, recuperar as energias, aliviar o estresse, é vital para a memória e para o raciocínio.

O sono tem um papel importantíssimo de consolidar as memórias de tudo o que aconteceu no nosso dia. É nesse processo que a mente escolhe o que é uma lembrança importante e o que não é, e a partir dali tudo fica registrado. Isso acontece devido a transferência de informações no hipocampo (parte inferior central do cérebro) para o córtex (região evolutivamente mais nova). Então, se você dormir mal ou dormir por pouco tempo, o seu cérebro não conseguirá cumprir o ciclo deste processo e não armazenará as informações que você recebeu durante este dia da forma correta. Interessante, né?

Anote isso: dormir bem contribui diretamente para o sucesso da sua concentração e raciocínio. Albert Einstein, um dos maiores gênios da ciência, dormia 10 horas por dia. Lembrando que, sonecas no decorrer do seu dia também ajudam a manter o foco e manter suas memórias ativas e mente descansada.

Além de todos esses benefícios, uma boa noite de sono ainda promove a criatividade – quando dormimos nossos caminhos neurais são fortalecidos, assim, quando acordamos surgem diversas ideias em nossa mente. Por isso é tão comum para muitos serem mais produtivos no período da manhã – porque estão descansados e com o sono em dia!

Conhecendo mais estes motivos, afirmamos que dormir de 8 a 10 horas por dia é necessário para qualquer idade. Então nos diga, está com dificuldades para se concentrar no trabalho ou nos estudos?

  • Já sabe o que fazer!
(Visited 288 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *