Fevereiro Laranja: a luta contra a leucemia

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), instituto federal vinculado ao Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 10 mil pessoas foram diagnosticadas com leucemia no período de 2020 a 2022. Dos inúmeros tipos de câncer que existem, a leucemia é um dos tipos mais graves pois têm origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. 

Assim, para reforçar os cuidados e potencializar a pauta deste assunto, acontece em fevereiro a campanha de conscientização sobre a leucemia e a importância de nos tornarmos doadores de medula óssea e contribuir para inúmeros tratamentos na área da saúde.

Bons hábitos influenciam?

Muito se fala em bons hábitos de vida para prevenir os principais tipos de câncer: mama, pele, próstata e pulmão. E sim, levar uma vida saudável com alimentação balanceada e atividades físicas regulares vão auxiliar o seu corpo a se manter saudável. No entanto, estudos comprovam que não há fatores de risco diretamente conhecidos para a leucemia, desta forma não existem práticas diretas para a prevenção.

O Inca informa que a relação da leucemia com a exposição dos trabalhadores está associada a alguns tipos de agentes causadores da doença: agrotóxicos, amianto (asbestos), sílica, benzeno, xileno e tolueno.  Os profissionais expostos a estes agentes são agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores e podem ter maiores chances de desenvolver a doença.

Atualmente já foram mapeados 12 tipos de variações da doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, os quais são conhecidos como leucócitos e produzem células doentes na medula óssea. A imunidade do paciente fica prejudicada e, em decorrência disso, aparecem as infecções. Conforme orientação dos especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são imprescindíveis para aumentar as chances de cura.

Como saber se estamos bem?

Você sabia que um simples exame de sangue (hemograma) pode alertar que o seu corpo não está bem? E caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina e ficar atento aos sintomas. 

Os principais sintomas são: sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas roxas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.

Como e onde tratar?

É importante ressaltar que todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) cobrem o tratamento para leucemia e que possuem um banco de dados de doadores. A maioria dos casos de leucemia são tratados com quimioterapia e medicamentos para controle de infecções e possíveis complicações, mas existem os casos mais graves e estes só podem ser tratados através de um transplante de medula óssea, onde o paciente com leucemia irá receber do seu doador compatível uma dosagem do líquido da medula que irá produzir células saudáveis.

Seja um doador!

1 a cada 100 mil doadores são compatíveis com um paciente que precisa de transplante de medula óssea. Por isso, aumentar o banco de dados e as probabilidades de compatibilidade é crucial para salvar a vida destes doentes.

Busque uma unidade de saúde mais próxima de você e procure se informar como se tornar um doador na sua cidade. Um ato de serviço é também um ato de amor à vida.

(Visited 72 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *