Outubro Rosa

Quando o câncer de mama é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura aumentam e a necessidade de retirada dos seios (mastectomia) reduz significativamente. Daí a importância da conscientização sobre o autoexame a partir dos 20 anos de idade e realização periódica da mamografia, principalmente por mulheres acima de 40 anos, mesmo que não tenham sinal ou sintomas, já que a incidência da doença aumenta consideravelmente a partir dessa idade.

Não existe uma única causa para a doença, mas sim um conjunto de fatores de risco para desenvolvê-la. O principal deles é a idade. Outros se referem a fatores comportamentais (sedentarismo, obesidade e consumo excessivo de bebidas alcóolicas), reprodutores e hormonais (primeira menstruação antes dos 12 anos; primeira gravidez após os 30 anos; não ter tido filho; menopausa após 55 anos; ter feito reposição hormonal depois da menopausa; exposição a hormônios sintéticos) e genéticos.

Segundo o INCA, a mortalidade diminui em cerca de 20% nas mulheres entre 50 e 69 anos que realizam o exame a cada dois anos.


A prevenção está em suas mãos e a detecção precoce é muito importante para o sucesso do tratamento.

(Visited 39 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *