Alimentos que podem influenciar uma boa saúde respiratória

A saúde começa pela boca. Esta é uma verdade para muitos aspectos do estado de nosso corpo. Por isso a alimentação pode ser um importante fator a ser levado em consideração quando falamos de saúde respiratória. Pensando nisso, separamos alguns alimentos com propriedades que podem fazer com que seus pulmões respirem melhor.

Nozes

Elas são ótimas fontes de magnésio e vitamina E. O magnésio ajuda a melhorar a função pulmonar e a proteger contra as inflamações que causam a pieira, em pacientes com asma. Já a vitamina E aumenta a eficácia do sistema imunológico, o que ajuda a combater as infecções respiratórias, especialmente gripe e constipação. Por ser um antioxidante, a vitamina E protege também o organismo das toxinas que dão origem às alergias e à asma.

 

Laranja, maçã e tomate

São ricos em vitamina C, que também tem propriedades antioxidantes e anti-histamínicas. Esses frutos têm a vantagem de poderem ser encontrados em sobremesas ou em sucos saborosos. Os três são excelentes protetores contra as alergias e a asma, além de ajudarem a prevenir a gripe e a constipação.

 

Agrião, couve e espinafre

Estes vegetais são respectivamente ricos em ferro. O ferro é um dos minerais mais importantes para a saúde respiratória, pois auxilia a produção de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio às células do organismo.

 

Manga, abacate, cenoura e brócolis

Estes são alguns exemplos de alimentos que contém vitamina A. Essa vitamina influencia o desenvolvimento e a regeneração das células epiteliais dos pulmões e contribui para a saúde respiratória entregando mais resistência aos tecidos dos pulmões.

 

Juntando a prática da boa alimentação com atividade física e hábitos saudáveis, fica fácil cuidar do sistema respiratório e garantir uma respiração vantajosa para o corpo por tempo indeterminado.

(Visited 3.560 times, 12 visits today)

2 comentários

  1. Pingback: Os riscos da automedicação, prática bastante comum no hábito dos brasileiros - Medi Saúde Hospitalar

  2. Pingback: Probióticos: quais suas vantagens - Medi Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *