O impacto das redes sociais na saúde

Quem hoje em dia não utiliza diariamente as redes sociais? No entanto, utilizadas para trabalho ou lazer, especialistas alertam sobre os riscos deste excesso na saúde mental das pessoas.

Nossa sociedade está cada vez mais conectada pelos mais variados dispositivos tecnológicos. As mídias sociais têm sido uma ferramenta essencial para grandes feitos ao longo dos anos e se tornaram ferramentas de trabalho de milhões de pessoas, seja de forma direta ou indireta. Porém, a sua influência no bem-estar mental de seus usuários tem sido alvo de preocupação, principalmente no desenvolvimento de adolescentes e jovens adultos.

A exposição de uma falsa realidade vivida nas redes sociais, de indivíduos que só publicam a melhor parte de si, estimula diretamente a baixa autoestima e aumenta a insatisfação das pessoas com a sua realidade, desenvolvendo diferentes problemas ligados à saúde mental.

As mídias sociais possuem um papel social importante e com efeitos positivos através de seu uso, porém, a livre utilização sem filtrar aquilo que realmente nos faz bem, e a constante comparação com a vida alheia podem se tornar prejudiciais para o desenvolvimento de nossa vida.

Apesar da tecnologia beneficiar e simplificar o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo, é fundamental buscar um equilíbrio e controlar o uso impulsivo da tecnologia. Para tornar os seus dias mais leves e cuidar da sua saúde mental, tente estipular horários para utilizar as redes sociais, busque perfis que você considere saudável e produtivo para sua vida e evite comparações. Lembre-se: A vida ainda acontece off-line.

E para os pais, que buscam soluções para este acompanhamento dos filhos, procurar mecanismos de gerenciamento do que utilizam na internet é uma recomendação, além de estipular limites de tempo e controles parentais. Há diversos aplicativos mobiles que podem te auxiliar nesta gestão, como o Google Family Link, AppBlock, Life360, entre outros. 

(Visited 11 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *