Tuberculose: saiba como agir diante da doença

A tuberculose é uma das doenças respiratórias mais graves e transmissíveis causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch.

Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo, e a doença leva mais de 1 milhão de pessoas a óbito anualmente. No Brasil, anualmente são diagnosticados aproximadamente 70 mil casos novos e desses em média 4,5 mil pacientes vêm a óbito devido ao agravamento da tuberculose. 

Devido este alto nível de mortalidade, é crucial estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica logo que surgirem os primeiros sinais da doença.

Sobre os sintomas

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse prolongada por mais de 3 semanas. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro), além disso, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento são também sintomas clássicos e que aparecem na maioria dos casos e que podem te ajudar a notar a doença logo no início.

No Brasil, existem vários exames para diagnosticar a tuberculose, sendo eles subdividido em diagnóstico clínico, diferencial, bacteriológico, imagem, histopatológico entre outros. Desde 2017, possuímos o “Plano Brasil Livre da Tuberculose”, criado pelo Ministério da Saúde com participação dos gestores dos estados, esse plano foi desenvolvido com o objetivo de erradicar a Tuberculose com base em 3 pilares: Prevenção, cuidado integrado e centrado na pessoa; Políticas arrojadas e sistema de apoio; Intensificação da pesquisa e inovação.

Sobre a transmissão 

Como a maioria das doenças respiratórias transmissíveis, a tuberculose é transmitida por eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. Em média, estima-se que uma pessoa com a doença e sem tratamento, seja capaz de contaminar até 15 pessoas. 

Se o paciente é diagnosticado com tuberculose, o Ministério da Saúde recomenda que seja feito o isolamento de duas semanas, período necessário para os medicamentos começarem a fazer efeito e reduzirem significativamente as chances de transmissão. 

Sobre o tratamento 

Diferentemente de outras doenças respiratórias, o tratamento para tuberculose é mais extenso, com duração média de 6 meses a 1 ano, mas que garante 100% de eficácia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todo o tratamento de forma gratuita e o paciente precisa seguir o tratamento à risca, pois a doença pode se tornar resistente aos remédios e se espalhar para outros órgãos e sistemas do corpo, trazendo riscos maiores à saúde. 

Procure ajuda! 

Em caso de sintomas, busque a unidade de saúde mais próxima da sua casa e procure seguir corretamente todas as orientações médicas. Sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

(Visited 80 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *