Não consegue dormir? Conheça melhor as causas e tratamentos da Insônia

Não consegue dormir? 

Não tem nada pior que ter um dia longo de trabalho e chegar na hora de descansar e não conseguir dormir, não é mesmo? Infelizmente esta situação é mais comum do que imaginamos. E ao acordar é sempre a mesma sensação: cansaço e mais estresse.

Uma dificuldade comum 

Atualmente mais de 70 milhões de brasileiros sofrem de insônia, por isso, precisamos deixar de normalizar as noites mal dormidas e entender os reais motivos que atrapalham as nossas noites de sono. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% da população mundial possui algum tipo de dificuldade para dormir. 

Precisamos falar sobre a Insônia

Sabe-se que a pandemia causada pela Covid-19 agravou o cenário, devido aos diversos gatilhos promovidos, como isolamento social, questões emocionais e mudanças na rotina. Segundo uma pesquisa recente do Instituto do Sono, 70% dos brasileiros afirmaram ter dificuldades para dormir durante o período e muitos ainda não conseguiram regularizar esse efeito. O agravante disso tudo ainda é que, estudos comprovam que a insônia está diretamente ligada a vários problemas de saúde, inclusive infarto e problemas intestinais. 

A insônia é caracterizada por episódios rotineiros de: sonolência ao longo do dia, fadiga, falta de concentração, ansiedade e irritabilidade, dor de cabeça e problemas gastrointestinais, dificuldades para iniciar o sono; dificuldades em manter o sono; despertar antes do desejado; resistência para dormir; dificuldade para dormir sozinho. 

Efeitos mais que colaterais 

Pouco de fala sobre a relação do sono e a saúde dos nossos órgãos, mas você sabia que quando uma pessoa dorme bem, sua pressão arterial diminui à noite? E o que realmente acontece quando você não está dormindo o suficiente, é que o cortisol do seu corpo fica fora de controle, aumentando a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.

E mais…Doenças intestinais, perda de peso, deficiência de memória e perda de raciocínio podem estar ligados a deficiência de sono noturno saudável.

Para tentar evitar a insônia e melhorar suas noites de sono é importante seguir algumas orientações:

1 – Busque manter uma consistência nos horários de dormir e acordar todas as noites/dias

2 – Certifique-se que o seu quarto seja um espaço de descanso relaxante, silencioso e escuro

3 – Evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir

4 – Evite cafeína, álcool e refeições pesadas antes de dormir 

5 – Permaneça ativo durante o dia, evite cochilos e realize atividades físicas com frequência

6 – Fique atento aos sintomas emocionais como ansiedade e depressão, eles impactam diretamente as suas noites de sono

E se ainda sim, suas noites permanecem ruins e curtas é importante procurar ajuda médica para que seja realizado um diagnóstico correto e um tratamento adequado para o seu caso. Dormir bem é o primeiro passo para um dia produtivo e positivo, e claro, uma vida mais saudável!

(Visited 286 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *