O hospital do futuro

Sabemos como a tecnologia colaborou para o desenvolvimento em diversas áreas profissionais, e a medicina não poderia ficar fora disso. Cada vez mais é discutido sobre a implantação tecnológica em instituições de saúde para o auxílio no tratamento dos pacientes, e a realidade de um Hospital do Futuro está cada dia mais próxima.

Isso é possível graças à tecnologias como a internet das coisas, que faz com que dispositivos eletrônicos troquem informações entre si; ao Analytics, que utiliza dados e análises para tomadas de decisões rápidas e eficientes; e à medicina personalizada, que baseia-se em uma prescrição e tratamento médico de forma única e individualizada.

Ao longo dos anos, houve um crescimento no interesse em privilegiar o bem-estar do paciente. Assim se desenvolveu o design da saúde, que traz detalhes como grandes janelas, áreas verdes e cores calmas para os ambientes e instituições médicas. Essa tendência é uma tentativa de ‘transportar’ o paciente ao lar, desmistificando o ar pesado e frio de um hospital. Essa tendência garante que as pessoas tenham mais conforto emocional durante a fase de tratamento, e tem sido muito recebida ao redor do mundo.

Além da parte arquitetônica, o conforto do paciente é bem estruturado em vários níveis, partindo dos aparelhos em volta da cama – que trazem dispositivos capazes de controlar as luzes, o som e a temperatura do quarto. Dessa forma, cada pessoa pode definir como o ambiente a deixa mais à vontade. A sensação de poder dada ao paciente e aos parentes através de detalhes simples como esse, fazem com que todos os envolvidos se sintam mais confortáveis e ‘no controle da situação’.



Outra novidade que promete chegar com tudo é a criação de novas profissões que envolvem mais de uma área, como os ‘médico-engenheiros’ e os ‘conselheiros de genética’. A união de duas áreas complexas vai ser útil para atuar de forma preventiva e investigativa, colaborando para o avanço de tratamentos e novas possibilidades de cura. Isso será um ponto fundamental aos centros de saúde e hospitais, que vão se dedicar cada vez mais ao estudo da medicina de forma prática e eficiente.

Confira algumas tendências que você deve se atentar (e investir):

  1. Os hospitais serão menores;
  2. Os departamentos serão aproximados para facilitar a troca de informações sobre os pacientes;
  3. Exames, consultas e procedimentos de rotina serão feitos no mesmo local, facilitando a mobilidade dos pacientes;
  4. A tecnologia facilitará a partilha de dados em rede, facilitando a comunicação entre hospitais e clínicas;

Independente das razões que movem as instituições de saúde a investirem nessa reforma (sejam financeiras ou por resultados aos tratamentos), é claro que a cada dia estamos mais próximos de tratamentos médicos em que os profissionais vão se envolver cada vez mais para melhorar a experiência dos pacientes e de seus familiares.

Para preparar sua clínica com equipamentos e materiais diferenciados, conte com a Medi Saúde! Aqui você encontra todo mobiliário hospitalar com a durabilidade que você precisa e a qualidade que seu paciente merece!

(Visited 359 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *