A importância de uma vida mais saudável

Em homenagem ao dia 31 de março, Dia da Saúde e da Nutrição, nós gostaríamos de reforçar a importância de adquirir hábitos saudáveis a fim de viver de uma forma melhor.

Muitas pessoas querem ser saudáveis, mas por uma série de razões não conseguem e acabam se sabotando com a falta de tempo, a falta de incentivo e de disposição.

Para conseguir se adaptar a uma rotina saudável é necessário mudar diversos hábitos, seguir uma dieta baseada em alimentos saudáveis, como frutas, verduras, cereais, proteínas e diminuir o consumo de carboidratos e gorduras ruins; Além de praticar exercícios físicos regularmente, dormir pelo menos 8h por noite todos os dias, entre outras ações bem importantes.

Na hora de se alimentar, é importante comer moderadamente, pois ao comer muito o excedente calórico provocará o acúmulo de gordura no corpo e para uma rotina saudável, o ideal é sempre gastar mais energia durante o dia, do que consome. 

Segundo o IBGE, o sedentarismo é uma condição que atinge muitos brasileiros. 40% dos adultos no Brasil são sedentários, e esse problema pode levar a obesidade, que dificulta muito a vida das pessoas e ainda acarreta outras doenças como a diabetes, o colesterol alto, hipertensão, o agravamento de problemas gastrointestinais, como gastrite e refluxo e até baixa imunidade.

Mas como tudo pode ser revertido, o sedentarismo e suas consequências podem ser evitados com uma série de medidas que você pode tomar e considerar em sua vida:

  • Comece a praticar exercícios físicos, seja uma academia, ou correr em uma praça, pois isso te ajudará a evitar problemas como estresse, ansiedade e te deixará mais disposto.
  • Mantenha a mesma rotina de sono, ou seja, durma pelo menos 8h por dia. Dormir sempre no mesmo horário todos os dias ajuda, e evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir e não fazer refeições pesadas também é importante.
  • Beba muita água. A água irá hidratar seu corpo e te ajudará com nutrientes, além de reduzir a retenção de líquidos que causa o inchaço no corpo e te deixa incomodado.
  • Não pule refeições, o ideal é se alimentar a cada 3 horas e respeitando uma dieta balanceada.
  • Evite o açúcar e o excesso de alimentos processados. Tomar refrigerantes, comer muitos doces, fast-food e outros alimentos calóricos podem aumentar a gordura ruim do seu corpo.
  • Inclua chocolate amargo e meio amargo de forma moderada na sua alimentação. O chocolate protege as células através de suas propriedades antioxidantes.
  • Procure tirar um tempo pra você. Faça algo que goste, esqueça um pouco o mundo ao seu redor e tente relaxar.

Quando você escolhe se cuidar, sua vida muda para melhor. A vida saudável traz inúmeros benefícios à qualidade de vida. Mas, antes de promover mudanças em sua alimentação, procure um especialista – ele irá te recomendar uma dieta segura de acordo com suas necessidades e dicas de bons exercícios para o seu corpo.

(Visited 1.609 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *