Os valores de uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o nosso corpo e para a nossa saúde. É durante o sono que o organismo realiza suas principais funções reparadoras como relaxamento muscular, a síntese de proteínas e o reparo de tecidos. Com uma boa noite de sono, nossas energias são renovadas e nosso metabolismo é regulado.

De acordo com os especialistas, o correto para adultos é dormir 8h por noite, já os adolescentes devem dormir de 8 a 10h, e as crianças de 9 a 13h, enquanto os bebês devem dormir de 12 a 16h por noite.

Também é muito importante ter uma certa regularidade no seu horário de dormir, ou seja, procure sempre dormir no mesmo horário para que o seu corpo se acostume com a sua rotina noturna. 

Você sabia que o sono possui fases?

  • Adormecimento: essa é a hora em que você está tentando dormir, seu cérebro trabalha de forma irregular, seu corpo está relaxado e sua respiração fica mais lenta;
  • Sono leve: a temperatura do seu corpo e seus batimentos diminuem;
  • Sono profundo: você já está dormindo, seu organismo começa a liberar hormônios de crescimento, os tecidos se recuperam e seu corpo repõe a energia usada;
  • Sonhos: seu cérebro acelera seu funcionamento e faz uma limpeza na sua memória, mantendo os principais acontecimentos do seu dia.

Não dormir bem pode gerar muitas consequências negativas para a saúde. Precisamos ter bastante cuidado com isso e ficar atentos aos sinais de alerta:

  • Transtornos mentais – pessoas com o distúrbio do sono podem apresentar alta taxa de depressão;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Resfriados constantes – se o sistema imunológico fica prejudicado, ficamos mais propensos a resfriados e outras doenças;
  • Doenças do coração – aumenta os riscos de um ataque cardíaco;
  • Obesidade – pessoas que dormem menos de 6h por noite podem ganhar peso mais facilmente;
  •  Diabetes – o sono pode ocasionar diabetes tipo 2 por causa da falta de controle de açúcar no sangue.

Agora, dormir bem pode te ajudar de diversas formas como, manter um peso saudável, diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, reduzir o estresse, ficar mais humorado, ser mais sociável, conseguir se concentrar mais, além de ajudar a evitar acidentes que o cansaço pode provocar.

Listamos aqui 10 dicas para você conseguir uma boa noite de sono, lembrando que as mudanças não são imediatas e você precisa tomar essas providências regularmente:

  1. Durma em um local confortável;
  2. Evite tirar cochilos durante o dia, isso pode tirar o sono durante a noite;
  3. Deixe o quarto escuro e silencioso para que nada te interrompa;
  4. Evite vícios, como álcool e cigarro;
  5. Mantenha um horário frequente na hora de dormir e de acordar;
  6. Procure relaxar 2 ou 3 horas antes de ir dormir;
  7. Evite exercícios cansativos, celular e televisão antes  de se deitar;
  8. Evite alimentos ou bebidas estimulantes;
  9. Faça atividades físicas regularmente;
  10.  Não coma muito antes de dormir.

Se você tiver feito tudo o que está na lista e ainda assim não está conseguindo dormir, é indicado procurar um neurologista para exames específicos e um tratamento adequado. Você merece essa qualidade de vida!

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