Segurança no ambiente hospitalar

Em momentos de vulnerabilidade buscamos nos sentir acolhidos, bem cuidados e seguros. E em um ambiente ambulatorial/médico não é diferente, afinal estamos lá em busca de tratamento para nos recuperarmos de algo que não está de acordo em nossa vida, o que torna o momento mais frágil e delicado. Por isso é fundamental que todo o ambiente hospitalar esteja preparado para as mais diversas ocasiões e imprevistos, priorizando sempre o bem-estar do paciente através do cuidado.

A segurança hospitalar tem como premissa evitar e proteger dos mais variados riscos existentes em um hospital (físico, químico, biológico, ergonômico), tanto os profissionais que ali trabalham quanto os pacientes e visitantes do local. E para isso, existem práticas recomendadas e legislações que devem ser seguidas.

Quando se fala de medicação ou de procedimentos que estão diretamente relacionados com a saúde e a vida –  situações rotineiras de hospitais – qualquer erro pode ser fatal e gerar prejuízos irreparáveis. Um acidente de trabalho ao manusear um objeto de forma errada ou uma injeção que gera reações quando aplicada em um paciente alérgico são exemplos de problemas que a segurança hospitalar deve evitar. 

Dentre as boas práticas vigentes estão também a classificação de áreas de risco, a gestão adequada dos resíduos, o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), especialmente a NR 32.

Dentro desse cenário de cuidado e atenção, o mobiliário hospitalar entra como figura fundamental. Uma equipe treinada e competente, mas sem boas condições de trabalho, sem equipamentos de qualidade, pode ter seu trabalho extremamente prejudicado, além claro, dos danos e riscos que isso pode causar aos pacientes.

A Médi Saúde é especializada em mobiliários hospitalares há mais de 20 anos e nossa missão é oferecer bem-estar através de móveis de alta qualidade, ergonômicos e confortáveis, pois entendemos que o cuidado com a saúde também está nos detalhes.

Assim, para compor o atendimento humanizado da sua instituição escolha mobiliários que te ajudam a alcançar a excelência no trabalho, pois o conjunto, somado às ações e medidas de segurança deixarão os seus pacientes e equipe assistencial mais seguros e confiantes.

E para conhecer mais sobre os nossos produtos, acesse nosso site: medisaude.ind.br/ e baixe o nosso catálogo completo.

(Visited 1.046 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *